4 formas de sacar o FGTS a qualquer momento

4 formas de sacar o FGTS a qualquer momento, acompanhe essas dicas para sacar o FGTS.

Publicidade


O Fundo de Garantia (FGTS) é direito de todo trabalhador, mas possui regras específicas de saída.

Todo trabalhador com carteira assinada tem direito a um fundo de compensação de verbas rescisórias (FGTS).

O Fundo de Garantia tem como objetivo a constituição de reservas de caixa para os trabalhadores.

Uma vez que as empresas são obrigadas a depositar mensalmente o equivalente a 8% do salário do trabalhador. Em uma conta da Caixa Econômica Federal vinculada ao contrato de trabalho.

4 formas de sacar o FGTS a qualquer momento

Formas de permitir a revogação do FGTS

Apesar de ser direito de todo trabalhador, a rescisão do vínculo é extremamente limitada, pois mesmo o direito do trabalhador possui regras específicas para rescisão.

Publicidade

Não há motivo válido quando demitido durante o mês, como no caso de trabalhador demitido por justa causa, possui regras de saída especificada.

A forma mais comum para o trabalhador sacar o FGTS ocorre durante o mês da demissão sem justa causa. Pois os trabalhadores também não têm direito ao saque em caso de demissão por justa causa.

Embora o dinheiro do trabalhador seja difícil de obter devido a regras mais rígidas. Em alguns casos os trabalhadores podem antecipar total ou parcialmente o valor do fundo de garantia.

Portanto, de acordo com as regras estabelecidas do plano, confira a seguir quatro situações em que o trabalhador pode sacar o FGTS a qualquer momento.

Membro de retirada anual

O método mais popular do FGTS é o Saque de Aniversário, que permite que todos os funcionários com saldo em suas contas retirem uma parte do saldo. E um adicional a cada ano durante o mês de aniversário.

O saque aniversário é um método opcional, ou seja, para recebê-lo, os trabalhadores devem sinalizar interesse. E a adesão para esse método pode ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS para celular.

Vale lembrar que o trabalhador é aconselhado a aderir à modalidade no mês de seu aniversário, pois o trabalhador já aderiu e recebeu o valor devido.

Publicidade


Vale lembrar que quem insistir em saques de aniversário não conseguirá saques de saque quando os trabalhadores forem demitidos sem motivo.

Então mais um motivo para aderir ao modelo no mês de aniversário porque se a demissão for longe do aniversário não entre na modalidade, será possível trocar o saldo.

Comprar propriedade

Se o trabalhador quiser comprar um imóvel, pode usar o saldo do FGTS a qualquer momento.

O FGTS pode ser utilizado tanto na entrada do imóvel quanto na amortização de financiamentos, que podem reduzir o valor em até 80% e até reduzir o número de parcelas.

Vale lembrar que o FGTS só pode ser utilizado para financiar imóveis que estejam em conformidade com o SFH (Sistema Financeiro da Habitação), que financia imóveis de até R$ 1,5 milhão com limite de juros de 12 ao ano, parcialmente custeado por Recursos de Poupança .

No entanto, desde agosto deste ano, os trabalhadores também podem utilizar o saldo do FGTS para descontar parcelas do primeiro imóvel de até R$ 1,5 milhão financiados pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário).

Para trabalhadores doentes ou familiares

Uma possibilidade muito importante, mas pouco conhecida, de sacar o fundo de garantia é a possibilidade de sacar o FGTS quando um trabalhador ou seu familiar é diagnosticado com doença grave.

De acordo com a Lei nº 8.036/90, o trabalhador pode sacar o saldo do FGTS por motivo de doença quando for diagnosticado:

  • Quando um trabalhador ou algum de seus familiares é diagnosticado com câncer (malignidade);
  • Quando o trabalhador ou algum de seus familiares for HIV positivo (AIDS);
  • Quando um trabalhador ou qualquer membro de sua família está nos estágios finais de uma doença grave.

Saída Garantida Aposentadoria FGTS

Os trabalhadores aposentados pelo INSS têm direito a receber o saldo integral depositado na conta do FGTS.

Além disso, se o trabalhador se aposentar e continuar trabalhando na mesma empresa, o aposentado poderá resgatar o saldo depositado na conta margem ao longo do mês.

No entanto, se o aposentado mudar de emprego, o FGTS só poderá ser revogado após o término do contrato de trabalho ou em caso de demissão sem justa causa.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *