FGTS quem pode sacar, como funciona as regras, e o que significa, aprenda tudo sobre o FGTS nesse artigo.
Certamente você trabalhador já ouviu falar sobre o FGTS não é mesmo?
Mas, será que todos os trabalhadores realmente sabem o que significa FGTS, muitos ainda tem dúvidas sobre esse benefício.
Então, nesse artigo iremos explicar o máximo possível de forma clara e objetiva o que realmente significa o FGTS, como sacar, e como funciona as regras.
Em primeiro lugar, o FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mensalmente depositado na conta do trabalhador.
Ou seja, todo mês é depositado um valor de acordo com o seu salário na sua conta da Caixa Econômica Federal, quem faz esse depósito é a empresa onde você trabalha.
Durante o tempo de serviço, você tem alguns recursos para usar seu FGTS, você poderá sacar ele em algumas situações específicas.
Uma delas é, em caso de você querer financiar um imóvel, você poderá realizar o saque do seu FGTS para dar de entrada ou até mesmo quitar o imóvel.
Por outro lado, em quanto você não utiliza seu dinheiro, ele é usado para financiamento de obras de saneamento, e infraestrutura de cidades.
Mas, tudo isso é liberado pela Caixa Econômica Federal, diretamente para o Governo concluir obras e projetos de alguns estados.
Porém, não se preocupe a qualquer momento que você querer usar o dinheiro, é só ir até uma agência da Caixa e solicitar o saque.
É claro que para sacar você deverá estar dentro das políticas de saque do FGTS, tem que se enquadrar nos critérios exigidos pelo programa.
Entendendo um pouco mais sobre o FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido como FGTS, foi desenvolvido pelo Governo Federal no ano de 1966.
Com isso também baseado na Lei de n° 5.107 fazendo com que o objetivo do fundo seja resguardar o trabalhador no futuro.
Por exemplo: caso o trabalhador seja demitido, desde que não seja por justa causa, ele terá direito de receber todo o valor acumulado do seu FGTS.
Ou seja, o funcionário ficou 10 anos na empresa, e todos os meses nesse período foram depositados os valores, ele vai receber uma boa quantia.
Sendo assim, podendo passar um período desempregado, mas, que com esse dinheiro ele possa cumprir com seus compromissos financeiros.
Em suma importância, que o trabalhador sempre veja se a empresa está fazendo os depósitos em sua com do FGTS, para não ter problemas futuros.
Lembrando, que somente o trabalhador terá direito ao FGTS quando a sua conta permanecer ativa, contas inativas não tem direito de receber.
Para você entender um pouco melhor, trabalhadores na qual foram demitidos por justa causa, ou pedirão demissão, não terão direito ao saque do FGTS.
Depósitos do FGTS entenda como funciona
Acima de tudo, é necessário sempre o trabalhador estar antenado sobre tudo que acontece, pois infelizmente existem empresas que deixam de depositar o FGTS.
Mas, existem aquelas instituições que trabalham corretamente, e fazem seus depósitos mensalmente na conta do trabalhador, até mesmo para evitar processos futuros.
Então, para um funcionário adulto o valor a ser depositado em sua conta do FGTS, no valor de 8% do seu rendimento bruto da folha salarial.
Porém, no caso de menores aprendizes, esses valores são menores devido o salário ser menor, então o valor é de 2%.
Geralmente esses valores dão depositados no quinto dia útil de cada mês, caso a empresa deixe de cumprir com o depósito irá pagar multa.
Mas, vale lembra que esse valor não é descontado do salário do colaborador, ele é um valor resultante de acréscimos de atualizações e juros monetários.
Todos os valores são depositados na Caixa Econômica Federal, cada pessoa tem sua conta particular, onde somente você terá acesso.
Porém, existe uma única conta de todos os contribuintes, onde esse valor é repassado ao Governo Federal usar para fins de obras de pavimentação, habitação e muito mais.
Em outras palavras, todo dinheiro arrecadado, é usado para ajudar empresas de construção, o estado, as cidades a se desenvolverem melhor.
Em troca do Governo usar os valores do FGTS dos trabalhadores, todo ano é depositado um valor adicional, em forma de juros corrigidos pelo uso do dinheiro.
Saiba quando poderá usar o FGTS
Agora que você passou a conhecer um pouco mais sobre o FGTS, começou a entender sua importância, e sabe que em caso de justa causa você não poderá sacar.
Então é preciso saber em que momento você poderá usá-lo, todos os meses é depositado o valor em sua conta sobre o calculo de 8% do salário bruto.
Sendo assim, você poderá sacar em caso de utilidade como comprar seu imóvel, ou até mesmo para construir sua casa.
Outra forma para poder sacar seu FGTS, caso você tenha um financiamento habitacional, você poderá usar para quitação do imóvel.
Conheça mais algumas opções para saque do FGTS:
- Em caso de aposentadoria;
- Saída do emprego com base em acordo;
- Empresa que declarou falência;
- Ou em caso de óbito do dono da empresa;
- Ter idade maior que 70 anos;
- Empregos temporários com término contratual;
- Algumas doenças específicas;
- Óbito do funcionário;
- Para finalizar em caso de extrema necessidade em que o próprio governo libere o saque devido alguma situação de calamidade pública,
assim como vem acontecendo por conta da Covid-19.
Tenho direito ao saque do FGTS saiba mais
Segundo as informações das leis mais antigas, antes do décimo mês do ano de 1988 o FGTS era facultativo, ou seja nem todos recebiam o benefício.
Mas, no mesmo ano a partir no décimo primeiro mês, as leis mudaram e todos os trabalhadores registrados com carteira assinada passaram a receber o FGTS.
Conheça algumas outras profissões que também recebem o FGTS:
- Pessoas que trabalham em áreas rurais,
- Pessoas intermitentes;
- Trabalhadores considerados como atletas esportivos;
- Empregados por contrato temporário;
- E colaboradoras e colaboradores domésticas.
Então, esses trabalhadores também terão diretos a saques do FGTS, desde que sua demissão não seja por justa causa.
Sendo assim, é necessário ir até uma agência da Caixa Econômica Federal, com todos os documentos na qual o RH de sua empresa lhe forneceu.
Tire suas dúvidas sobre o saque aniversário
Primeiramente, o saque aniversário foi uma medida adotada para facilitar a vida do colaborador em um momento de precisão financeira.
Então, foi liberado que o trabalhador realizasse um saque do seu FGTS, em uma data próxima ou até mesmo no mês do seu aniversário.
Para que o trabalhador faça o saque aniversário, é necessário se locomover até uma agência da Caixa, ou solicitar pelo aplicativo.
Após o trabalhador solicitar que deseja todos os anos fazer o saque aniversário, o sistema já irá liberar os valores decorrentes ao mês de nascimento.
Claro que, poderão haver alguns imprevistos devido a problemas técnicos, sistêmicos, falta de energia, enfim poderá atrasar caso alguns desses problemas ocorrerem.
Diante de um grande número de solicitações, e os sistemas ficam sobrecarregados.
Segue algumas informações sobre os meses de saque:
- Para quem nasceu nos meses 01,02 receberá no mês 04 e 05;
- Quem nasceu no mês 03,04 receberá no mês 05,06 e 07;
- Os que nasceram nos meses 05, 06 receberam até o mês 08;
- Para finalizar os nascidos a partir no mês 08 até 12 irá receber corretamente nos meses correspondentes ao seu aniversário.
Por outro lado, caso o trabalhador deseja cancelar o saque aniversário, é só ir até agência e solicitar o cancelamento, e receber tudo junto quando necessário.
Saiba como consultar FGTS
Primeiramente, para que você consiga consultar o saldo do seu FGTS, é necessário criar um login e senha no site oficial da Caixa Econômica Federal.
Posteriormente, é necessário ter em mãos os documentos como o número do PIS/NIS.
Também é necessário ter em mãos sua Carteira Profissional, e o Cartão Cidadão, tendo esses documentos você consultará seu saldo.
Mas, existe uma outra maneira de consultar seu saldo do FGTS, que é através do aplicativo, o mesmo pede um novo login e senha.
Porém, existe mais uma opção, você poderá cadastrar seu número de telefone e receber mensagens via SMS todo mês informando seu saldo.
Para solicitar a opção de SMS, você deverá acessar o aplicativo, ou também pelo site da Caixa Econômica.
Como sacar 1500 reais do FGTS?
Para sacar o FGTS existem algumas maneiras:
- É possível sacar até 1500 reais através do Caixa Eletrônico utilizando apenas a senha do cartão cidadão;
- Você poderá ir até uma Casa Lotérica e pedir o saque;
- Existem alguns estabelecimentos vinculados a Caixa Econômica Federal;
- Lembrando é necessário sempre estar portanto documento original e com foto.
Mas, caso você queria solicitar um saque de valor maior que 1500 reais, será possível somente dentro da agência da Caixa Econômica.
Caso você não possua o cartão cidadão, você poderá solicitar ao funcionário da Caixa para que ele transfira o valor para uma outra conta pessoal de sua preferência.
Lembrando nesse site apenas divulgamos aos leitores algumas informações, se tiver alguma dúvida procure o site oficial da Caixa Econômica Federal,
ou se dirija para uma agência física.