Casamento e finanças: entenda como lidar com essas duas questões

Casamento e finanças: entenda como lidar com essas duas questões, que deixam muitos casais de cabelo em pé quando o assunto é dinheiro.

Publicidade


Mas, diante de tantos outros problemas, se tratar de dinheiro não é nada ruim, porém, muitas pessoas acham algumas dificuldades.

Porém, se tratando de dinheiro não é uma tarefa tão difícil assim, mesmo quando se trata de duas pessoas que acabaram de se casar.

Então, nesse caso é essencial para a relação do casal, ter uma boa conversa sobre a organização de suas finanças.

No entanto, para o casal ter uma boa relação, é mais do que essencial um bom diálogo e muita compreensão entre os dois se tratando de dinheiro.

Mais importante, acima de tudo é sim uma boa conversação entre o casal, a melhor saída para qualquer problema é o diálogo.

Casamento e finanças: entenda como lidar com essas duas questões
Casamento e finanças: entenda como lidar com essas duas questões

Entenda mais sobre a vida a dois e suas finanças

Mas, lembre-se nesse caso de duas pessoas que acabaram de se casar, vale ressaltar, são duas pessoas com muitos defeitos e qualidades.

Publicidade

Portanto, saber se colocar no lugar do outro, e entender como cada um pensa e age de formas diferentes, para não haver conflitos.

Porém, esse assunto é muito simples de se tratar, primeiro passo evitar brigas, esse vai ser o passo principal.

Segundo, é um aprender a entender a forma que o outro pensa a respeito de cada assunto, para que não haja desentendimento.

Acima de tudo, a partir do momento em que você casou, não existe renda individual, o salário de ambos é apenas um só.

Então, saber entender que agora depois que casou, tudo é dos dois, inclusive o salário, a final vocês se uniram em tudo.

Portanto, saber viver uma vida a dois é dessa maneira, entender que as coisas são todas divididas, e agir com respeito um com o outro.

Casamento e finanças: entenda como lidar com essas duas questões

1. Entender como seu parceiro ou parceira vê o tratamento com o dinheiro

Acima de tudo, vale frisar que para o casal ter uma relação amigável, é necessário ter muitas e muitas conversas, principalmente financeira.

Então, para que o relacionamento de vocês sejam bem legal, é primordial ter conversas sobre a vida financeira do casal, sem conversa tudo ficará mais difícil.

Existem pesquisas que apontam que muitos casais, de alguma forma fogem de conversar alguns assuntos para evitar possíveis atritos.

Mas, diante de tantas adversidades essa não é a melhor forma de lidar, se tratando da vida financeira que é a fonte de união do casal viver em harmonia.

No entanto, é normal existir pessoas que pensam diferente sobre dinheiro, são pessoas criadas de formas diferentes, e com muitos defeitos.

Então, o assunto dinheiro em as duas pessoas, mesmo que seja um pensamento diferente, é necessário chegarem em um consenso amigável.

Mas, o que muitos casais não compreendem, é que esse assunto é o melhor momento para se trocar experiências na qual ambos já viveram.

Certamente, tanto o homem quanto a mulher, já passaram por muitas vivencias em sua jornada de vida financeira.

Sendo assim, a melhor opção para uma boa relação entre o casal é, conversar e fazer um bom planejamento da vida financeira do casal.

Pensando um pouco mais além, sobre a importância da conversa, é porque poderá haver alguém que irá gastar um pouco mais do que deve.

Então, sentar e conversar sobre as finanças do casal, é primordial para que vocês vivem bem e sem brigas desnecessárias.

Portanto, se você pensa em se casar, esteja certo do que irá fazer, a final vai ser necessário mudar muitos hábitos para se dar bem com seu cônjuge.

2. Conversa sobre dinheiro

Consequentemente, falando um pouco mais sobre a vida financeira do casal na qual já abordamos acima, ambos deverá falar sobre o quanto cada um ganha.

Ou seja, falar realmente a verdade sobre quanto cada um ganha em seus empregos, para que vocês construa uma relação maravilhosa nesse quesito.

Não fique com vergonha de dizer para seu parceiro o quanto você ganha, mesmo que seja menos do que ele ou ela, isso é caráter integro.

Por exemplo: é preciso você dizer o quanto você costuma gastar mensalmente, a final todos nós temos aquelas continhas de estimação.

Então, é necessário você entrar nesse assunto, mesmo que pareça ser delicado, não é vergonhoso expor o quanto você costuma gastar no mês.

Expor o que você pensa sobre todos os seus gastos, como você deseja que a outra pessoa seja diante desse assunto, é necessário esse diálogo.

Importância da conversa sobre dinheiro entre o casal

Assim, tudo se tornará mais fácil para ambos, casamento e finanças são questões a serem discutidas com respeito e muita compreensão.

Por outro lado, diante de algumas pesquisas realizadas, foi apontado um índice muito alto de pessoas em seu relacionamento que escondem algumas dívidas do seu parceiro.

Sendo assim, com esse tipo de atitude fica difícil o casal ter um bom relacionamento, vocês se casaram, não pode haver mentiras, muito menos esconder dividas.

Depois disso, o seu relacionamento poderá ficar muito abalado, essa situação não pode ocorrer de maneira nenhuma.

Portanto, sempre opte por ser uma pessoa justa, sincera, e muito verdadeira com seu parceiro, sendo assim, seu relacionamento irá durar muito mais.

Então, lembre-se de sempre ser verdadeiro, nunca esconda nada, sempre conversem sobre casamento e suas finanças, somente sendo assim vocês iram se dar muito bem.

Mais importante, ser sempre sincero a sinceridade irá elevar o nível de relacionamento do casamento e também em suas finanças.

Aqui deixamos uma dica para o casal, reservar algum dia da semana para conversar sobre os assuntos financeiros, assim também para os assuntos do casamento.

Isso fará com que todas as coisas fluem melhor para vocês, sejam sempre sinceros, organizados, humildes um com o outro e tudo dará certo.

3. Casamento e finanças, dividir gastos

Consequentemente, assim que o casal se une, ambos ficam pensando como cada um irá se comportar diante de alguns assuntos.

As pesquisas apontam que a maioria dos casais tem muitas dúvidas em relação a vida financeira, e o dados apontam que a maioria são jovens.

Dentro das estatísticas apontam que grande parte desses jovens recém casados, tem em mente que cada um tem o seu dinheiro, eu trabalhei é meu.

Mas, não é assim que funciona esse pensamento pequeno e individual, assim que você se casou as coisas mudam de rota, inclusive o dinheiro.

Assim que você se casou, é primordial ter a consciência de que ambos precisam sempre um pensar no bem estar do outro, e dividir tudo.

Dividindo gastos tudo ficará mais leve

Não poderá existir o pensamento de que você trabalhou o mês inteiro e o dinheiro é somente seu, você se casou, então dividir é a palavra chave.

No entanto, as pesquisas apontam que muitos casais optam por dividir as contas fixas, por exemplo: internet, luz, água, iptu, ipva, etc.

Normalmente, essa atitude é a melhor forma de um casamento ir a diante, fazendo divisões de contas fixas, e separando contas pessoais do dia a dia.

Geralmente, tem algumas perguntas, e á mais frequente de todas, é possível efetuar os pagamentos das contas mensais e ainda guardar dinheiro na poupança.

A resposta é sim, sim é possível pagar todas as contas e ainda guardar dinheiro, a final, como todos nós seres humanos temos nossos sonhos e objetivos pessoais.

Não se prive de expor seu modo de pensar para seu parceiro, vocês aceitaram viver juntos para sempre, ambos tem que ser o melhor amigo um do outro.

Publicidade


Portanto, ter um casamento e as finanças no eixo, e todos os assuntos em dia, é o mais certo a se fazer para viver uma vida mais saudável.

4. Divisão de gastos de acordo com cada salário

Mais importante, ainda existem muitas dúvidas de como fazer e agir com as finanças do casal, assim como foi citado anteriormente, continuaremos no assunto.

O fator mais difícil das pessoas abordar é o dinheiro, eu trabalho e ganho mais do que minha esposa, ou a esposa ganha mais do que o marido, como tratar desse assunto.

Acima de tudo, independente de quem ganha mais e quem ganha menos, ter compreensão e empatia um pelo outro é o mais certo a se fazer nesse caso.

Tudo é questão de consciência, se você ganha mais do que ele, tenha em mente de poupar ele de algumas contas mais pesadas, e deixar ele com mais dinheiro.

Sendo assim, fazendo uma divisão justa para ambas as partes ficarem com dinheiro, assim cada um poderá realizar seus gastos pessoais com mais tranquilidade.

Aprendendo a dividir gastos, tudo ficará melhor

Fazendo uma divisão igual nesse caso, já não seria a melhor opção, pois o que ganha menos iria ficar sem nada, se colocar no lugar do outro é necessário.

Mas, se os dois recebem valores diferentes todos os meses, os gastos mensais deverão ser divididos de acordo com o que cada um recebe.

Ou seja, nesse assunto saber entender o lado do outro é o principal fator, dividir e pensar no próximo com mais amor e carinho será melhor para vocês.

Durante um casamento, existem muitas exigências a serem cumpridas, para que seu relacionamento ganhe muito mais vida e alegria.

Analisando todo o contexto citado acima, caso você ganhe mais do que o outro, pensa com amor e carinho no amor da sua vida e poupe ele ou ela de algumas coisas.

Pensar no próximo com muita empatia será muito bom para um convívio pleno do casal, procure ser sempre agradável para o seu parceiro.

Sendo assim, pensando sempre um no outro, com muito carinho, amor e respeito, a vida no casamento e nas finanças será muito abençoada.

5. Saiba como colocar em ordem as finanças do casal

Mais importante dentro de um casamento é se manterem calmo diante das dificuldades, e lidar com o dinheiro não é uma tarefa difícil quanto parece.

No entanto, identificar para onde estão indo os gastos, tanto mensais como diários é essencial nessa caminhada longa da vida.

Portanto, para ter uma vida financeira próspera, é necessário ter muita disciplina, tempo, e muita paciência, pois lidar com dinheiro requer muita atenção.

Além disso, um dos fatores mais importantes para ter uma vida financeira próspera, é saber controlar os gastos e guardar dinheiro.

Dentro de várias situações de um casamento, é preciso montar uma planilha de gastos, somente colocando tudo detalhado vocês irão entender para onde o dinheiro está indo.

Por outro lado, tem uma questão muito séria á se tratar, sempre existi um que gasta mais do que o outro, principalmente quando existem algumas promoções.

Não ser uma pessoa desiquilibrada diante das promoções é um dos fatores principais para se guardar dinheiro.

Fazer um planejamento financeiro é o melhor caminho para o casal, planejar os gastos, e quanto irá economizar durante os meses seguintes.

Sendo assim, vocês terão uma vida financeira mais saudável, e um casamento mais leve, pois o fator financeiro influência muito para quem não sabe lidar.

6. Casamento e finanças, conheça a importância de fazer economia

Quando o assunto é economizar dinheiro, muitas pessoas se assustam ao ouvir essa palavra, pois muitos não conseguem fazer economia.

Por exemplo: você se depara com algo que tanto deseja, e diz assim, nossa como é caro né, se torna caro porque você não economiza dinheiro.

Porque se você fosse uma pessoa que tivesse o pensamento voltado para economizar, com certeza você iria comprar o que você deseja.

Diante de muitas situações na vida, temos um mal muito grande, nós mesmo travamos nosso caminho de conquistar nossas coisas.

Aprendendo a economizar

Talvez você se pergunte, mas como assim, eu mesmo me travo, pois você sempre colocar obstáculos em seus sonhos, em seus desejos.

Sendo assim, realmente ficará difícil conquistar seus objetivos, primeiramente mude sua forma de pensar sobre tudo na sua vida e verá o resultado positivo.

Comece hoje mudando seus hábitos de gastos, comece economizando diariamente, semanalmente, mas, realmente mude e busque seus propósitos.

Pare de se perguntar porque as coisas acontecem na vida de outras pessoas, seja você o protagonista da sua mudança de vida.

Então, busque com todas suas forças mudar seu destino, mude seus hábitos, analisa o que você precisa fazer para chegar onde deseja.

Converse com seu cônjuge, mostre seus sonhos seus objetivos, quero conquistar isso aqui, mas, precisamos economizar esse valor.

Tenho certeza de que irá dar tudo certo, pensar juntos, lutar juntos por seus sonhos é o melhor caminho para viver uma vida plena.

7. Praticando a economia

No tópico anterior colocamos a importância sobre o casamento e as finanças, com a ênfase no fator economizar.

Abordamos um pouco sobre a importância da economia na vida de um casal, continuaremos a falar desse assunto.

Mas, agora iremos abordar não só a importância de economizar, mas, como praticar a economia dentro de um relacionamento.

Em primeiro lugar: dentro de algumas pesquisas encontramos um dos maiores ladrões de sonhos, chamado cartão de crédito.

A importância de praticar economia

Infelizmente, o número de pessoas que não sabem lidar com o cartão de crédito é muito grande, por isso ele é um ladrão de sonhos.

Através do uso dos cartões pessoas ficam completamente endividadas com as instituições financeiras, e assim deixando de conquistar seus objetivos.1

Segundo lugar: gastar sem necessidade em compras em delivery, quero comer um lanche, uma pizza, sendo que você tem comida dentro de casa.

Consequentemente, ao longo da semana sempre irá aparecer alguma coisa para fazer com os amigos, assistir um jogo, sair com as amigas.

Sendo que hoje em dia está tudo muito caro, assistir o jogo em casa é uma ótima opção, chamar as amigas para bater papo em casa e tomar um café ajuda muito a economizar.

Ou seja, como foi citado acima você pode imaginar de que maneira você poderá economizar não é mesmo, é só imaginar e colocar em prática.

8. Tenha uma meta para gastos, e uma meta para economizar

Anteriormente, foi citado a importância de economizar, e como isso reflete na vida de um casal, e o porque da necessidade de economizar.

Em um casamento você irá passar por muitos momentos, tanto bons quanto ruins, estar preparado para todos é essencial.

Por isso devemos sempre traçar nossas metas, tanto para quanto você irá gastar, e quanto você irá economizar nesse período.

Certamente, você já passou por alguns momentos de apuros por falta de dinheiro, então por esse simples motivo você já deverá economizar.

Mas, o fator economizar não é somente pelo fato de não ter dinheiro, mas, sim pelo fato de conquistar seus objetivos.

Traçando metas e objetivos

Por exemplo: se você tem um sonho de ter sua casa própria, você terá que economizar pelo menos para dar entrada e compras os móveis.

Poderia ficar aqui citando inúmeros exemplos para economizar, mas sei que você é uma pessoa de consciência.

Pois, se você fez a leitura até aqui realmente você tem o desejo de mudar sua vida financeira e dar um rumo diferente para seu casamento.

Coloque suas metas de gastos também isso é muito importante, assim você terá mais controle sobre tudo.

Exemplo: mesmo quando for sair com sua família ou somente com sua esposa, não fuja daquilo que você costuma gastar.

Se não estipular valores de gastos, tudo irá virar uma bagunça e seus planos saíram de rumo, e tudo que planejou não vai dar certo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *